Orientações para 2012

..
Análise das energias da Numerologia e do Tarô que influenciam 2012 – Programa Universo in Foco (04/01/2012)

Ver no YouTube
*
*

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

• Não terceirize sua felicidade

Maria Cristina Manfro

Eu pensava no que escrever na dedicatória à uma pessoa conhecida quando me veio uma citação que diz: “nenhuma mudança positiva pode acontecer na sua vida enquanto você se agarra ao pensamento de que o motivo para não viver bem está fora de você”. Então me dei conta do quanto terceirizamos nossa felicidade.

É de surpreender o quanto jogamos a culpa de nossas dores fora da gente. Sempre tem que haver uma mãe, um pai, um filho, um marido, uma esposa, um chefe, um governo, e assim por diante, que justifiquem nossas mazelas. Elas existem, eu bem sei, mas sempre a maneira como você vai encará-las é que fará toda a diferença.

Principalmente se você se responsabilizar pelos seus atos, pensando no quanto você contribuiu para a causa do seu sofrimento ou ainda no que você pode fazer para amenizá-lo. Claro que se responsabilizar por danos sofridos pela violência não vale porque certas situações de violência não têm correlação com responsabilidades.

Infelizmente muitas pessoas agridem sem ter porquês. Porém, sempre gostamos de álibis para nossas dores. O ser humano gosta de dizer que passa mal por causa disso ou daquilo. Gostamos de dizer que sofremos por causa dos outros, pelos que eles fizeram ou deixaram de fazer.

Cada vez que nos decepcionamos, na maioria das vezes por nossas próprias atitudes, buscamos culpados. Culpando as outras pessoas estamos isentos de responsabilidades. Se você está isento de responsabilidades, está isento de buscar soluções ou alternativas. Neste caso, é só sofrer e se lamentar: “como isso pode ter acontecido comigo?” “Olha só o que fizeram comigo?” “Pobre de mim”.

Da mesma maneira, esteja alerta para que você não assuma a responsabilidade por coisas que não são suas (caso de muitas mães), pegando tudo o que os outros jogam, tudo aquilo que lhe delegam, como uma carga para você carregar. Se você colocar o motivo dos seus sofrimentos fora de você não irá se comprometer em viver melhor.

Ficará isento de partir para a decisão de ser ativo para seu próprio bem estar. Ficará a espera que o exterior mude ou que um milagre aconteça. Ficará como uma Cinderela, a espera que o príncipe a salve. Ficará a espera que o patrão lhe dê um aumento e lhe promova.

Que desculpem todas as suas faltas porque a sua mulher não fez isso ou aquilo e, portanto, você sofreu. Seu marido lhe deixou e então você está autorizada a sofrer até os últimos dias de sua vida. Sua mulher pulou a cerca, então você pode querer matar meio mundo, afinal, você é um sofredor.

Você usou drogas porque o pai ou a mãe não fizeram isso ou aquilo. Você vive mal porque seus filhos não fizeram aquilo que você gostaria. Seu papai e sua mamãe se separaram há 20 anos, mas você teima em ficar de mal, afinal, eles lhe decepcionaram, fizeram você sofrer.

Essa é a receita perfeita para você virar um pobre coitado. Motivos não faltam na vida para você viver mal. Álibis não nos faltam para que vivamos mal. Precisamos estar atentos porque terceirizar a felicidade é fácil, mas jamais é libertador.

Viver infeliz, culpando os outros por sua tristeza, é cômodo e pode se tornar crônico e eterno. Assumir as rédeas da própria felicidade não é fácil, não é cômodo, mas é um dos maiores sentimentos de liberdade que você terá.

Você, senhor e senhora do seu próprio destino. Um destino onde você pega as rédeas da felicidade com suas próprias mãos e tenta levá-la até o fim da vida, apesar de todos os pesares.

* * *
recebi por e-mail.

Leia mais >>

• Consciência Negra... respeito?

Quem quer respeito, deve respeitar.

Na quinta-feira passada teve início o 1º Seminário de Profissionais e Terapeutas Holísticos, na Câmara Municipal. Para nossa surpresa, antes que a primeira palestra terminasse, militantes e simpatizantes do Movimento Negro chegavam à Câmara para uma sessão solene em homenagem à Semana da Consciência Negra. Aconteceu que, por uma confusão administrativa houve "colisão" de eventos no plenário. Resumindo, o Seminário estava agendado (há meses) para acontecer a partir das 19h e marcaram a sessão solene para 20:30h.

Não sei e nem quero saber quem teve culpa nesse caso. Não trata disso este post. Trata, isto sim, do que ocorreu a seguir.

Colocada a par da situação e das possíveis soluções, optei por transferir o seminário para o plenarinho, uma vez que estávamos em número menor do que os participantes da homenagem. É claro que seria (e foi) um transtorno, pois o plenarinho é bem mais apertado do que o local em que estávamos. Mas, pensei... não seria justo, sequer humano da minha parte, contribuir para que aquelas pessoas, preparadas para momento tão especial, fossem prejudicadas pela desorganização administrativa da Câmara. E, já que havia uma solução, que assim fosse.

Então, combinamos que faríamos a "troca" no intervalo entre a 1ª e 2ª palestra. Outra "colisão" se deu por conta do data show, mas seria fácil resolver já que eles tinham apenas um vídeo para apresentar – pelo menos foi o que me informaram. Combinamos, então, que fariam a apresentação do vídeo no início do evento para liberar o data show e assim não prejudicar ainda mais a palestra sobre florais que viria a seguir.

Pensei que assim seria mais justo... cada um cedendo um pouco, por consideração aos interesses do outro.

Porém... uma vez instalados no plenário, esqueceram a consideração ou qualquer outro adjetivo que configure respeito, retribuição. Passaram-se 15, 30, 45 minutos e a cada vez que o Toninho (assessor) retornava ao plenarinho dizia: "ainda não..." e a Flávia seguia em sua palestra sem poder apresentar as imagens das flores, que ela havia preparado com tanto carinho e esmero. Não apenas ela, a psicóloga, foi prejudicada em sua apresentação, mas todos nós que não tivemos o complemento visual do conteúdo verbal. Quem conhece sobre florais, entende perfeitamente o que estou dizendo.

É claro que poderia, e estaria em pleno direito, ter me negado a deixar o plenário. Mas, como? Não consegui pensar em outra coisa que não fosse aquelas pessoas prontas para homenagearem sua raça, raiz e tradição, naquela situação constrangedora e frustrante. Por esta razão, fiquei profundamente decepcionada com a atitude dos responsáveis pelo Movimento, ao qual sou tão solidária, sempre divulgando notícias e eventos no site e através do mailing. Não foram recíprocos na compreensão que lhes dispensamos, no respeito com que os tratamos. Não tiveram consideração ao não atender a única solicitação que fizemos, agindo como quem não "está nem aí" para as necessidades dos outros.

Fica aqui, então, registrado meu desagrado e também o constrangimento que senti diante da palestrante e dos participantes do seminário, pelo qual trabalhamos tanto e por tanto tempo. Uma lástima!

* * *
em tempo: Felizmente, terminando 2010 também termina meu desafio anual: abrir o coração. Para 2011, juro que vou pensar bem no exercício a desenvolver. (rs)

Leia mais >>

domingo, 21 de novembro de 2010

• Seminário holístico em Pelotas

Pela primeira vez a Câmara Municipal de Pelotas promove seminário voltado às terapias holísticas. Trata-se do 1º Seminário Municipal de Profissionais e Terapeutas Holísticos, a realizar-se nos dias 25, 26 e 27 de novembro. Iniciativa do gabinete do vereador Ivan Duarte em parceria com 3º Milênio, o evento com entrada franca reúne médicos e terapeutas com a missão de apresentar à comunidade algumas das técnicas que utilizam basicamente recursos naturais para a promoção da saúde e prevenção de doenças, cuja denominação pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é Medicina Tradicional e Complementar/Alternativa (MT/MCA).

O vereador Ivan Duarte (PT) explica que, embora recomendadas pela OMS e havendo legislação federal que aprova a implantação e implementação das ações e serviços relativos às MT/MTC no serviço público de Saúde, a falta de informação ainda gera dúvida, descrença e muitas vezes preconceito em relação às técnicas. "Por este motivo julgamos importante dar conhecimento à população sobre os inúmeros benefícios das terapias holísticas”, declarou o vereador, que é autor da Lei 5497/2008 que dispõe sobre a implantação das Terapias Complementares Alternativas na Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas.

A Câmara Municipal está localizada à rua XV de Novembro, 207 – entre as ruas Almirante Tamandaré e Benjamin Constant. Informações através dos telefones (53) 3225-4755 e 9136-2148; e-mail: contato@3milenio.inf.br.

PROGRAMAÇÃO

25/11 – Quinta-feira


18h30 – Credenciamento
19h00 – Abertura
Dr. José Gilberto Perez de MouraPalestra: "Medicina Biomolecular – o que ela pode fazer por você" • Dr. José Gilberto Perez de Moura – Farmacêutico bioquímico, titular da Academia Nacional de Farmácia (ANF), diretor da Farmácia Natura. Conferencista nacionalmente consagrado, autor de inúmeros livros e artigos científicos já publicados, dentre eles "A Revolução dos Nutrientes”, obra que foi peça importante no reconhecimento da Medicina Biomolecular como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina.

Psicóloga Flávia RochefortPalestra: "Florais: a terapia da Nova Era" • Psicóloga Flávia Rochefort – Psicóloga clínica e licentiatura, pós graduada em Psicoterapia de Orientação Analítica, psicooncoligista, terapeuta sexual, terapeuta de regressão, terapeuta floral (Sistema Bach, por Julian Barnard e outros), mestre reiki, autora do livro "Como ajudar seu filho a crescer" e diversos artigos publicados, colunista do Diário da Manhã.

26/11 – Sexta-feira

18h30 – Credenciamento
19h00 – Início
Palestra: "Fitoterapia à luz da ciência: redescobrindo o saber popular" • Dr. Luiz Filipe Damé Schuch – Professor de Doenças Infecciosas da Faculdade de Veterinária da UFPel, Doutor pela UFRGS.

Bioquímica Chana Espíndola de ÁvilaPalestra: "Acupuntura: um estímulo à felicidade" • Bioquímica Chana Espíndola de Ávila – Farmacêutica e bioquímica (UCPel), especialista em acupuntura (CBES - P. Alegre/RS), cursando especialização em saúde da família (FURG).

27/11 – Sábado

08h30 – Credenciamento
09h00 – Início
Terapeuta Vera Lúcia DalboscoPalestra: "Sinergia: corpo x alimento" • Terapeuta Vera Lúcia Dalbosco – Terapeuta naturalista holística, especialista em iridologia.

Terapeuta Luiz Albino ColombyPalestra: "Método Reiki de cura natural: saúde ao alcance de todos" • Terapeuta Luiz Albino Colomby – Graduado em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), terapeuta holístico, mestre reiki sistema usui/tibetano, terapeuta karuna reiki®.

13h30 – Credenciamento
14h00 – Início
Dr. Ricardo Sacramento BurkertPalestra: "Homeopatia: especialidade médica na visão holística" • Dr. Ricardo Sacramento Burkert – Médico, pós-graduação em homeopatia pela Faculdade das Ciências da Saúde e Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos de São Paulo, especialista em homeopatia pela Associação Médica Homeopática Brasileira e Conselho Federal de Medicina, pós-graduação multiprofissional em saúde da família.

Irmã Assunta TaccaPalestra: "Terapias corporais, plantas medicinais e saúde popular" • Irmã Assunta Tacca e equipe da Pastoral da Saúde – Religiosa consagrada, conhecedora e propagadora do uso das plantas, há mais de vinte anos atua na Pastoral Ecumênica da Saúde Popular.

* * *
fonte: 3º Milênio

Leia mais >>

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

• momento nostálgico... "Io che amo solo te"


Sérgio Endrigo

Tem gente que quer mil coisas
todo o bem, todo o mal do mundo.
Eu que tive só você
e não te perderei, eu não te deixarei
para procurar outra aventura.

Tem gente que ama mil coisas
e se perde pela estrada do mundo.
Eu que amo só você
eu me fecharei e te darei de presente
aquilo que resta da minha juventude.

* * *
tradução: Letras

Leia mais >>

domingo, 7 de novembro de 2010

• Um plano para dois

romanceGilmar Marcilio

Quais são as condições para que duas pessoas vivam juntas e felizes?

Ando com síndrome de pesquisador. É só alguém passar pela frente que eu peço para parar e, ato contínuo, faço uma série de perguntas sobre o assunto que me interessa investigar no momento. Alguns parecem assustados. Outros, mais falantes e opiniáticos, ficam felizes por ter sido escolhidos para esse serviço de utilidade pública.

Na minha mais recente incursão, indaguei sobre relacionamentos, um tema que nunca se esgota. Os avulsos andam descontentes com o mercado, e os pares não cansam de se perguntar se casamento continua sendo um bom investimento. Aproveito cada resposta para engordar meus conhecimentos pessoais. O desafio da semana foi o seguinte: listar as cinco condições essenciais para que duas pessoas possam viver juntas e felizes. Ou: o que você considera indispensável para ficar com alguém. Nesse meu top five informal, ouvi as respostas mais inusitadas. Desconsiderei o que me parecia inalcançável, fui somando as que se repetiam e já posso dividir com os leitores o resultado final.

QUÍMICA: de nada adianta você se encantar com a alma de alguém se na hora do abraço, do beijo, etc, não tocar o sininho. Pode ser o homem ou a mulher mais sensível do mundo, cheios de boas intenções, futuros genitores amorosos ou companhias excelsas para discutir filosofia alemã. Nada disso importa, a menos que não lhe desagrade a ideia de agregar mais um irmão a sua família. É a famosa pegada boa. São os que despem com o olhar e acabam provando, às vezes antes do que a gente pensava, que se pode descobrir os encantos do espírito através do corpo. Não dá para explicar. Acontece ou não.

ADMIRAÇÃO: quando a soma das qualidades é maior do que os defeitos que se agigantam com a convivência diária. Entre uma ida ao supermercado, uma noite mal dormida ou a troca de fraldas do bebê, prevalece aquele olhar de encantamento. Temos a certeza de querer ficar junto para o resto da vida. E o juramento feito no altar não parece mais uma fórmula batida e dita no piloto automático. Na saúde, na doença, na alegria, na dor... Tanto faz. Apostamos certo e só resta cuidar para que outros também não descubram o mesmo em relação a quem escolhemos. A concorrência costuma ser desleal, principalmente por esses dias em que muitos parecem ainda arrastar a adolescência aos quarenta, cinquenta anos. Cada um usa as armas que aprendeu a manejar. É legítimo.

HUMOR: existe algo mais cansativo do que quem vive em eterno estado de azedume? Que não ri de nada, não relaxa e acredita que a vida é um fardo a ser carregado com paciência e resignação? Melhor fazer parte do grupo dos palhaços. Descobrir cedo que é bom atribuir pouca importância a quase tudo. As coisas passam e há o risco de só ficar a amargura, quando não sabemos nos divertir. Essa é a palavra mágica: diversão. Se não sentimos dor, a despensa está cheia, a carteira de trabalho assinada e ainda por cima alguém nos espera em casa, só resta rezar para o santo de nossa devoção.

COMUNICAÇÃO (incluindo escutar, algo raríssimo): nada melhor do que partilhar com quem amamos o mesmo olhar sobre a vida, respeitando eventuais pontos dissonantes. Para que isso aconteça, é necessário diálogo. Lembra? Eu escuto você, depois você me escuta. Não precisa cronometrar o tempo de cada um, mas os ponteiros têm que fazer mais ou menos a mesma caminhada ao redor do relógio. São as minhas e as suas angústias. A minha e a sua felicidade. Não é só com o ouvido que se escuta. É com outro órgão, quase esquecido, que se aprende a compreender.

TOLERÂNCIA: ninguém é capaz de nos agradar o tempo todo. A melhor ginástica amorosa é a da respiração profunda. Não transformar a discordância num ringue para lutas ferozes. Opiniões são somente isto: pontos de vista. Cada um tem o seu e quanto maior a diversidade, maior a chance de sairmos do nosso mundinho doméstico de preconceitos. Quem tolera costuma ser mais saudável, inclusive fisicamente. Pense no que vai economizar em médicos.

Pronto. Você pode até discordar de algum item, mas não há como negar que são condições importantes para que duas pessoas comecem um projeto afetivo com razoável probabilidade de acerto. Contabilize o que tem em casa. Ou, se estiver sozinho, saia para a rua e comece a buscar. Encontrando numa pessoa três dos itens listados, aposte todas as fichas. A partida, provavelmente, já está ganha.

* * *
Fonte: O Pioneiro

* * *
A Bê acompanha de perto e me manda por e-mail. Eu adoro!

Leia mais >>