Orientações para 2012

..
Análise das energias da Numerologia e do Tarô que influenciam 2012 – Programa Universo in Foco (04/01/2012)

Ver no YouTube
*
*

segunda-feira, 19 de julho de 2010

• Babosa: Saúde, Nutrição e Beleza

Lú Albuquerque

Em forma de suco, gel, creme e loção, a Babosa poderia ser sinônimo de rejuvenescimento e bem-estar

A planta Aloe Vera, mais conhecida como Babosa, é utilizada há mais de quatro mil anos por quase todos os povos – “planta das virtudes mágicas” (sumérios), “curandeira silenciosa” (hindus), “remédio harmonioso” (chineses), “elixir da longevidade” (soviéticos), “fonte da juventude” (índios seminoles), “planta milagrosa” (europeus da Idade Média), “planta das queimaduras” (japoneses, após o episódio de Hiroshima), “planta que cura o câncer” (brasileiros, após o livro do Frei Romano) etc. Tem origem nos desertos africanos e adquiriu fama depois que os japoneses a utilizaram nos feridos durante a Segunda Guerra Mundial.

O maior especialista sobre a Aloe Vera no Brasil, o químico alemão aqui radicado Michael Peuser, foi fundo na pesquisa das mais de 100 doenças em cujo tratamento a Aloe, como eficaz coadjuvante, acelera e melhora as terapias. Em seu livro “Os Capilares determinam nosso destino” com o subtítulo “Aloe, Imperatriz das Plantas Medicinais, fonte de vitalidade e saúde”, ele explica a forma da atuação da Aloe em nosso organismo. Segundo o pesquisador, os conhecimentos adquiridos ao longo dos séculos a respeito das excepcionais forças vitais da Aloe já foram muitas vezes examinados e comprovados cientificamente durante as últimas décadas, inclusive, parcialmente mediante ensaios duplo cegos. A respeito disso já se dispõe de extensa literatura internacional, sobretudo publicada em revistas médicas especializadas e também em textos da medicina popular dos países em que essa planta é nativa. “Mesmo não curando, pode auxiliar no tratamento de várias doenças, como gastrite, bronquite, diabetes, asma, hemorróidas e até mesmo câncer (aliviando efeitos colaterais de químio e radioterapias)”, explica o autor.

A pesquisadora Mônica Lacombe Camargo, autora de “Saúde & Beleza Forever - Seu guia contemporâneo de nutrição e higiene”, diz que a Aloe é conhecida por desobstruir o fígado, os intestinos, os pulmões e os rins. É o que ela chama higienização do organismo. A planta é conhecida por seus efeitos contra acne, celulite, dermatite, eczema, estrias, manchas e ressecamento da pele. Usada em forma de gel, atua sobre a pele e, quando ingerida, é boa para a mucosa gastrointestinal. “Ela hidrata os tecidos conjuntivos e as células ficam mais livres para receber os nutrientes. É uma rica fonte de enzimas, com pelo menos 92 diferentes”, diz Mônica. Para a autora, não faltam motivos para fazer da Aloe um nutriente essencial para a longevidade. A planta teria ação reguladora sobre os níveis de colesterol e outras gorduras, reduzindo o risco de doença coronariana. “Uma das melhores formas de se beneficiar dos efeitos da planta é usá-la em forma de suco. Ele é rico em vitaminas, aminoácidos, minerais e enzimas que agem diretamente nas células”, afirma.

Na área da medicina estética, a Aloe teria ótimos efeitos. Segundo o farmacologista americano Earl Mindell, autor de “Vitaminas - Guia Prático de Medicamentos”, aplicada no rosto e no pescoço, suaviza a pele e ameniza as rugas. Ungüentos, cremes e loções de gel de Aloe podem prevenir a formação de bolhas e a escamação da pele por queimadura de sol. E ajuda ainda a amolecer calos e calosidades dos pés, além de ser um excelente condicionador de cabelos. Mônica Linhares, médica especialista em estética, também defende os poderes da planta. “Ela tem princípios ativos emolientes e ação anti-radicais livres, que ativam as células e retardam o envelhecimento precoce”, explica.

PROPRIEDADES MEDICINAIS VARIADAS

Perguntado sobre as propriedades que fazem da Babosa um produto natural e maravilhoso para a saúde e beleza, o Dr. Greg Henderson, diretor de uma clinica naturista no Estado da Califórnia, apoiado em provas de laboratório, menciona:

• FUNÇÃO INIBIDORA DE DOR: Reduz a dor ao ser aplicada no lugar do ferimento devido a sua grande capacidade de penetração, vantagem que não é encontrada na maioria de outros produtos.

• AÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA: Tem uma ação similar a dos esteróides como a cortisona, porém sem os efeitos nocivos que esta última provoca. Por esta razão, pode utilizar-se em todos os transtornos inflamatórios, como a bursite, artrite, ou picadas de inseto. Para um melhor efeito sobre a pele, coloque um algodão, empapado com o gel de Aloe Vera e cubra-o para evitar que evapore. Um ponto importante a ressaltar é que a planta não contém enzimas e outros elementos que a tornam altamente anti-inflamatória.

• AÇÃO COAGULANTE: Por conter alto teor de cálcio e potássio, ela provoca a formação de uma rede de fibras que retém os eritrócitos do sangue, ajudando assim, a coagulação e a cicatrização necessária. O cálcio é um elemento muito importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a ação muscular, sendo um grande catalisador em todo o processo de cicatrização.

• AÇÃO QUERATOLÍTICA: Esta ação permite que a pele danificada ou ferida se desprenda, havendo uma renovação de tecidos com células novas. Permite que exista também um maior fluxo sangüíneo através de veias e artérias, livrando-as de pequenos coágulos.

• ACÃO ANTIBIÓTICA: Comprovou-se que a Aloe Vera inibe a ação destruidora de muitas bactérias, como a Salmonela e os Staphylococcus que produzem o pus etc. É um produto excelente para a eliminação bacteriana, bem como para a prevenção do ataque das bactérias.

• AÇÃO REGENERADORA CELULAR: Possui o hormônio que acelera o crescimento de novas células e, além disso, elimina as células velhas. Graças à presença de cálcio na Aloe Vera, as células podem manter seu equilíbrio interno e externo, proporcionando assim melhor saúde celular a todos os tecidos do corpo, porque o cálcio regula a passagem dos líquidos nessas células.

• CÂNCER DE PELE: “A milagrosa Aloe Vera será uma arma contra o câncer de pele no futuro”, assegurou o Dr Faith Strickland, do Centro de Câncer Anderson, da Universidade do Texas. Ele também assegura que a Aloe evita que o sistema imunológico da pele se danifique. Uma característica importante é que a Aloe contém 18 dos 23 aminoácidos essenciais que o corpo humano necessita para a formação de proteínas (as proteínas são cadeias formadas pela combinação de vários aminoácidos). Ademais, a Aloe contém minerais como o cálcio, fósforo, cobre, ferro, manganês, magnésio, sódio e potássio, que são elementos indispensáveis para o metabolismo e para a função celular.

• AÇÃO ENERGIZANTE: Ajuda no bom funcionamento do metabolismo celular, isto é, ajuda na produção da energia que o corpo necessita. Além disso, devido a seu conteúdo de vitamina C, ela produz uma ação que melhora e estimula a circulação e o bom funcionamento do aparelho cardiovascular. A vitamina C não é produzida pelo organismo, por isso temos de buscá-la externamente. Esta vitamina é muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico, do aparelho circulatório, do aparelho digestivo, intervindo na prevenção da maioria das enfermidades, como se pode constatar em estudos sobre tal vitamina.

• AÇÃO DIGESTIVA: Contém uma grande quantidade de enzimas. Algumas enzimas podem ser produzidas pelo organismo (ex: pelo pâncreas), porém outras não o são, havendo, portanto a necessidade de serem adquiridas externamente. Durante o processo digestivo, as enzimas transformam as proteínas, convertendo-as em aminoácidos; os carboidratos em açucares (glicose) e as gorduras em ácidos graxos. E desta forma esses elementos transformados são absorvidos pelo intestino e levados à corrente circulatória.

• AÇÃO DESINTOXICANTE: Desintoxicação = eliminação + regeneração + assimilação. Devido ao potássio que a Aloe Vera contém, ela melhora e estimula o fígado e os rins, que são os principais órgãos de desintoxicação. Contém ácido urônico, o qual elimina as toxinas ao nível celular. Ao ser ingerida pela primeira vez, a Babosa tende a produzir um pouco de diarréia, devido ao fato de que ela produz uma limpeza inicial nos intestinos, tanto de bactérias quanto de alimentos que estão retidos nas alças intestinais ou nos divertículos.

• AÇÃO REIDRATANTE DA PELE: Penetra profundamente na pele e restitui os líquidos perdidos, além de restaurar os tecidos danificados de dentro para fora, como acontece no caso das queimaduras, tanto a ocasionada por fogo, quanto por radiação ou pelo sol.

• AÇÃO NUTRITIVA: Contém 18 dos 23 aminoácidos (componentes das proteínas) que o organismo necessita para formação de células e tecidos. Além disso, contém enzimas necessárias ao processamento dos carboidratos, das gorduras e das proteínas no estomago e intestino. Contem uma grande variedade de vitaminas, como a B1, B5, B12, A e C. Também contém minerais como cálcio, fósforo, cobre, ferro, magnésio, manganês, sódio e potássio.

• AÇÃO TRANSPORTADORA: É um veículo perfeito para transportar profundamente para dentro da pele outras substâncias ou elementos aos quais está combinada. Esta é a razão pela qual existam milhares de produtos cosméticos e medicinais misturados com Aloe Vera.

GERANDO TRABALHO E RENDA

Os benefícios da Babosa na vida humana não se restringem às áreas da saúde, nutrição e beleza. Oportunidade de negócio e renda extra complementam a lista. Prova disso é o sucesso da americana Forever Living Products, líder mundial no cultivo, processamento e distribuição de produtos de Aloe Vera – suplementos alimentares, cosméticos e higiene pessoal. Fundada no Arizona em 1978, atualmente presente em mais de 140 países, a companhia se transformou em um gigante no segmento de vendas porta a porta.

Há mais de 30 anos a empresa aposta na propaganda boca a boca como forma de comunicação e trabalha somente com distribuidores independentes. No Brasil atualmente existem um milhão de distribuidores e, segundo a companhia, são registrados mais de 20 mil novos por mês. Além da grande aceitação de seus produtos – cerca de 150 itens –, o excelente plano de marketing oferecido pela Forever Living tem se revelado um atrativo a mais para o cadastramento de novos distribuidores. “Oferecemos exatamente o que as pessoas querem agora, uma oportunidade para abrir seu próprio negócio”, afirma Gregg Maughan, presidente da companhia.

A estratégia “amigos indicam e levam a Forever” vem garantindo um faturamento na casa dos bilhões. Em 2009 a receita mundial da empresa foi de US$2,7 bilhões, dos quais o Brasil (onde chegou em 1996) é o responsável pela maior fatia desde 2008, quando superou o Japão que por 25 anos foi o principal mercado da Forever Living. Recentemente o Rio de Janeiro foi palco do evento anual batizado de Rally Mundial, hospedando representantes provenientes de 80 países. Mais de 10 mil pessoas participaram do encontro que contou com a presença do fundador Rex Maughan. Na ocasião, os 170 distribuidores da América Latina que mais se destacaram em 2009 foram contemplados com nada menos que um total de R$11 milhões.

* * *
fontes de pesquisa: Nutriscience World Nutrition, Brasil Econômico - 24/05/2010, O Estadão - 12/04//2010, Isto É Dinheiro - nº 631, Isto É Dinheiro – nº 581, O Globo – 14/03/2004

Nenhum comentário: