Orientações para 2012

..
Análise das energias da Numerologia e do Tarô que influenciam 2012 – Programa Universo in Foco (04/01/2012)

Ver no YouTube
*
*

terça-feira, 25 de novembro de 2008

• Uma coisa chamada Amor

Às vezes bate como um trovão. Às vezes só se desenvolve depois de anos de amizade. Seja qual for a forma como ele acontece, na hora em que acontece o amor é uma das forças mais poderosas do mundo. Pode curar os doentes e já trouxe até pessoas de volta de um estado catatônico.

Mas o que é o amor? Esta pergunta foi considerada por poetas, filósofos, escritores, psicólogos e diretores de cinema. De acordo com o filme Love Story, amar significa nunca ter que pedir desculpas. Mas qualquer pessoa que tenha verdadeiramente sentido amor lhe dirá que quando se fere alguém que realmente se ama, o sentimento de remorso é tão grande que sentimos gratidão por existirem palavras para expressá-lo. O que é esse intangível mistério que tem consumido os pensamentos da humanidade desde Adão e Eva?

É praticamente impossível descrever o amor. O amor é um sentimento que só pode ser descrito por aqueles que já o viveram – um sentimento que vem das profundezas da alma. Quando duas pessoas se amam o mundo inteiro parece diferente. Eles vêem as coisas de uma forma como nunca tinham visto antes. Todas as canções se tornam canções de amor. Seus apetites mudam, seu coração palpita no entusiasmo de seu amor, e definitivamente elas sorriem bem mais. Simplesmente, a vida se torna algo melhor e mais feliz.

O amor é uma emoção pura, uma emoção como nenhuma outra. O verdadeiro amor existe quando dar provê maior prazer do que receber. O verdadeiro amor é nunca esperar nada em retorno. O amor mais ideal é o amor entre uma mãe e o seu bebê. Ela ama o bebê com a mais profunda emoção possível. Ela sente esse amor não porque espera alguma coisa da criança, mas simplesmente porque... Pode-se perceber esse amor quando se vê uma mãe no momento em que ela olha para os olhos de seu filho.

De acordo com a Cabala, apenas o amor incondicional é real. Uma das muitas ferramentas que a Cabala utiliza para nos ajudar a entender o sentido oculto das palavras é o estudo da numerologia. O valor numérico da palavra amor é igual ao valor numérico da palavra preocupar-se e da palavra um. A Cabala explica que quando as palavras têm o mesmo valor numérico é porque existe uma conexão essencial entre elas. Quer dizer, quando se sente um verdadeiro amor, a pessoa se preocupa pela outra pessoa como se fossem uma única alma, sem separação. Portanto, amor não se trata de quanto uma pessoa pode receber da outra, mas sim do que a pessoa é. O verdadeiro amor está além de qualquer coisa física – dinheiro, aparência (isto não quer dizer que a atração não seja importante; é preciso que haja eletricidade). Se o amor depende de algum outro fator, quando este fator deixa de existir o mesmo acontece com o amor. Quando o amor é incondicional e não depende de mais nada, ele nunca deixa de existir (Talmud, Avot 5,16). Esta é a diferença entre o amor e o desejo. Enquanto o amor quer dar, o desejo quer apenas tomar. E embora esse tipo de relacionamento possa até ser divertido durante algum tempo, definitivamente não irá durar. O desejo sexual é apenas algo mais para um forte amor que já deve existir.

O amor torna duas pessoas uma. Segundo os sábios, o casamento é o ato de unir essas duas almas; é a manifestação física do desejo de tornarem-se uma, e o sexo é a culminação deste desejo. Freqüentemente se descreve o estudo da Cabala como erótico, porque se fala muito em zivug, que pode ser mal traduzido como relação sexual, mas literalmente e espiritualmente significa conexão e reunificação entre a Luz e o receptor. Após a cerimônia do casamento, as almas estão espiritualmente unidas, se é uma união correta, e existe o potencial para a total plenitude e realização – quando um está contente então ambos ficam contentes e se um está triste o outro também sofre.

Existe um dia divino, dado de cima, dedicado ao amor. Este dia foi criado para que os amantes possam ser atraídos um ao outro sob um guarda-chuva cósmico. Este dia é chamado de Tu B’Av, o dia do amor. Este dia especial ocorre no 15o dia do mês judaico de Av. O Talmud, o Zohar e o Ari explicam que esse é um dia no qual as metades masculina e feminina de uma alma estão em síncope, o que freqüentemente causa a reunião das almas gêmeas.

Em Tu B’Av as almas de todos os justos voltam para presenciar a ocorrência da unificação entre a Luz e o receptor, o sol e a lua, o homem e a mulher. O cabalista explica que isto foi decretado há milênios atrás. Mas Tu B’Av não é apenas para almas gêmeas, é para todos aqueles que querem se conectar com energia da unificação. Para quem já se casou, esta festa tem o poder de fortalecer sua conexão.

Nem todo mundo recebe o mérito de encontrar sua alma gêmea. Na verdade, pouquíssimos têm esse mérito. Por acaso isso significa que todos os outros estão destinados à infelicidade ou a uma vida sem amor? É claro que não. A maioria das pessoas pode se apaixonar e criar um lindo relacionamento – do tipo descrito anteriormente. Existe alguém destinado a cada pessoa. Nós nos encontramos com a pessoa que irá nos ajudar a completar o nosso tikun ou correção. Nossa alma gêmea pode não nos ajudar necessariamente nesse sentido, por poder ser suave demais. Então somos unidos de cima com a alma que irá nos ajudar da melhor forma a fazer o nosso trabalho.

Que todos tenham o mérito de encontrar o seu parceiro na vida.

* * *
Encontrei em e-mails arquivados, recebido dos amigos Estela e Nathan.
Não sei a autoria.

Um comentário:

Ana disse...

Que lindo!! Adorei!!